terça-feira, 30 de abril de 2013

Contextualizando o fazer dos especialistas

A escola desde muito tempo responde ao interesse capitalista a qual a sociedade está inserida bem como sua organização e funcionamento. No corpo da gestão escolar foram introduzidos os profissionais da educação. O trabalho do supervisor escolar e do orientador educacional surgiu da necessidade da sociedade durante a história da formação dos profissionais da educação, que se inicia com a educação jesuítica e perpetua até os dias de hoje. Em virtude da revolução industrial e do trabalho de produção de bens ocorreu à fragmentação dessa área da educação assim, a atuação desses pedagogos na escola foram confundidos como uma "indústria" cada qual ficava responsável pela sua parte, os profissionais tinha uma visão tradicional eram apenas um mero reprodutor hierárquico de suas funções e ações sem pensar nos alunos, construiu-se uma educação  descontextualizada e fora do eixo principal que seria uma educação para a transformação social. 
Com grandes transformações no âmbito escolar e mudanças em leis educacionais à escola adquiri uma visão mais progressistas se fazendo entender que esse trabalho não pode se manifestar, nos dias atuais, de forma fragmentada, ou seja, o supervisor escolar se envolver apenas com os professores e o orientador educacional, apenas com os alunos. Hoje, diante da escola necessária para atender as demandas educacionais e sociais vigentes, o trabalho precisar acontecer de forma integrada, não apenas entre esses dois profissionais, mas sim, em conjunto com todos os segmentos da escola, principalmente com o diretor, professores e alunos.
O supervisor deve ter uma visão mais ampla de escola atendendo a todos da comunidade escolar trabalhando as diferenças, ser problematizador e aliado na busca de participação de pais e comunidade para uma educação mais participativa. O Orientador Educacional também além de reflexões, estudos  e estratégias para melhor o desempenho de seu aluno, deve buscar a realidade do mesmo para alcançar seus objetivos com êxito. Esses profissionais são importantíssimos na gestão escolar democrática contribuindo para acabar com as práticas individualistas e fragmentada de educação em busca de uma formação para a cidadania e pensamento crítico frente a sociedade.
 
Marcelly Moura Amorim

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