A escola desde muito tempo responde ao interesse capitalista
a qual a sociedade está inserida bem como sua organização e funcionamento. No
corpo da gestão escolar foram introduzidos os profissionais da educação. O trabalho do supervisor escolar e do orientador educacional
surgiu da necessidade da sociedade durante a história da formação dos
profissionais da educação, que se inicia com a educação jesuítica e perpetua
até os dias de hoje. Em virtude da revolução industrial e do trabalho de
produção de bens ocorreu à fragmentação dessa área da educação assim, a atuação
desses pedagogos na escola foram confundidos como uma "indústria"
cada qual ficava responsável pela sua parte, os profissionais tinha uma visão tradicional
eram apenas um mero reprodutor hierárquico de suas funções e ações sem pensar
nos alunos, construiu-se uma educação
descontextualizada e fora do eixo principal que seria uma educação para
a transformação social.
Com grandes transformações no âmbito escolar e mudanças em
leis educacionais à escola adquiri uma visão mais progressistas se fazendo
entender que esse trabalho não pode se manifestar, nos dias atuais, de forma
fragmentada, ou seja, o supervisor escolar se envolver apenas com os
professores e o orientador educacional, apenas com os alunos. Hoje, diante da
escola necessária para atender as demandas educacionais e sociais vigentes, o
trabalho precisar acontecer de forma integrada, não apenas entre esses dois
profissionais, mas sim, em conjunto com todos os segmentos da escola,
principalmente com o diretor, professores e alunos.
O supervisor deve ter uma visão mais ampla de escola
atendendo a todos da comunidade escolar trabalhando as diferenças, ser
problematizador e aliado na busca de participação de pais e comunidade para uma
educação mais participativa. O Orientador Educacional também além de reflexões,
estudos e estratégias para melhor o desempenho
de seu aluno, deve buscar a realidade do mesmo para alcançar seus objetivos com
êxito. Esses profissionais são importantíssimos na gestão escolar democrática contribuindo
para acabar com as práticas individualistas e fragmentada de educação em busca
de uma formação para a cidadania e pensamento crítico frente a sociedade.
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