segunda-feira, 29 de abril de 2013

Orientação pedagógica.

O Orientador Pedagógico ou Coordenador Pedagógico tem a função de articular com a escola, família, comunidade e alunos, visando assim um melhor ensino com mais qualidade. A interação da família e da comunidade na escola é de suma importância, pois viabiliza um espaço democrático e abre portas para uma parceria  buscando sempre trazer um ensino significativo para os alunos. Com essa parceria a escola passa a conhecer melhor os alunos e suas respectivas dificuldades, fica mais fácil visualizar os problemas e se chegar a soluções cabíveis.

O vídeo a seguir demonstra  como o Coordenador Pedagógico desenvolve o seu trabalho buscando essa parceria:



Vídeo retirado de: http://www.youtube.com/watch?v=CIk0AW67h-0

Michelle Gonçalves Costa.

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Encontrei um texto que fala do trio Supervisão Escolar, Orientador escolar e coordenador Pedagógico, sendo comparados a Trindade Cristã, pois o trabalho escolar só acontece de verdade quando há a união desses três elementos chaves na atuação de uma gestão escolar e junto ao corpo docente e discente e seus familiares que precisam estar participando também desse processso de aprendizagem dos alunos, para muito mais que simples leitores, mas cidadãos pensantes e atuantes na sociedade.
    O uso do número três, em muitas situações, parece apontar para a perfeição. No âmbito judaico-cristão, existe a Santíssima Trindade, formada pelas figuras mais importantes de uma crença seguida por milhões de pessoas. Em Matemática, mais especificamente na geometria, aprendemos que por três pontos que não estejam em linha reta sempre passa um plano. Uma mesa com três pés, por exemplo, não fica bamba. Em Educação, três figuras são apontadas como responsáveis pela eficácia da escola: o diretor, o coordenador pedagógico e o supervisor de ensino.

    Os dois primeiros geralmente estão todos os dias na escola, em contato direto com professores, alunos e funcionários. São eles que detectam, com o olhar atento sobre a movimentação dentro e fora dos muros, nos corredores e nas salas de aula, as necessidades de aprendizagem das crianças e dos jovens, a demanda por formação docente e as condições da infraestrutura. O terceiro personagem dessa tríade é o educador da Secretaria de Educação responsável por auxiliar diretores e coordenadores a melhor exercer suas tarefas. Em muitas redes, ele é denominado supervisor de ensino e entre suas funções está fazer com que as políticas públicas sejam implementadas nas escolas. Por um lado, ele informa a Secretaria das necessidades dos gestores escolares em seu dia a dia. Ao mesmo tempo, garante a implantação dos programas oficiais, fazendo com que a rede tenha unidade e coerência e se torne de fato um sistema de ensino. A reportagem de capa da edição de fevereiro/março de NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR fala da importância do trio gestor, esclarecendo o papel de cada uma das figuras que o compõem e mostrando como três redes de ensino, de diferentes tamanhos e com diferentes realidades, se estruturam para garantir o trabalho conjunto desses educadores.

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    1. continuação...
      A ideia de fortalecer a chamada trindade pedagógica é recente e vem em boa hora. Antigamente, o diretor, sozinho, fazia tudo: cuidava da parte administrativa, atendia pais, verificava os cadernos de apontamentos dos professores, sabia da vida de cada aluno e conhecia pessoalmente as famílias. Cuidava também da limpeza e da manutenção do prédio e comparecia à Secretaria de Educação para prestar contas e fazer solicitações. A escola cresceu, em tamanho e responsabilidade e, com 600, 700, mil alunos, passou a ser impossível uma só pessoa cuidar de todas as áreas. Aos poucos, as redes disponibilizaram novos colaboradores para ajudar o diretor (como o coordenador pedagógico, o orientador educacional e outros). Contudo, não é difícil encontrá-los trabalhando de forma desarticulada, cada um cumprindo suas tarefas sem se preocupar com a interação entre as diversas áreas.

      Atualmente, a necessidade de um trabalho integrado de todos os gestores e dos demais atores do processo educacional - e que faça a rede caminhar na mesma direção - tem sido apontada em pesquisas como um dos principais fatores que impactam a aprendizagem dos alunos. É nessa nova realidade que o supervisor de ensino se une ao diretor e ao coordenador pedagógico. Sua principal tarefa é cuidar da formação dos gestores, oferecendo informações e reflexões para que bem exerçam suas funções e informando a Secretaria sobre a necessidade de políticas públicas capazes de atender às demandas de cada escola.

      Nessa trindade pedagógica, cada personagem tem uma função e uma obrigação. Porém, acima de tudo, é preciso que esses três educadores - como três pontos que não estão dispostos em linha reta - formem um único plano, equilibrado e seguro, para garantir a estrutura pedagógica da rede e a aprendizagem de todos os alunos.

      Fernando José de Almeida

      É filósofo, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e vice-presidente da TV Cultura - Fundação Padre Anchieta.

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  3. Texto extraido do site:
    http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/conheca-trindade-pedagogica-diretor-coordenador-pedagogico-supervisor-ensino-gestao-escolar-trabalho-529026.shtml

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  4. http://youtu.be/e-YJ3QF9H1s

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  5. http://www.youtube.com/watch?v=uz1SDCLJ_lU

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  6. Os videos acima mostram o trabalho de um supervisor escolar, junto a gestão e a coordenação pedagógica.

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  7. A Gestão Escolar deve estar aberta a novas metodologias que favoreçam o aprendizado de seus alunos, sendo cooperativa com a supervisão escolar, a coordenação pedagógica e a orientação educacional. Ela deve estar atenta às demandas do processo e estar disposta a resolver as questões que surgem no decorrer do processo, ela deve posicionar-se a cooperar e acompanhar as mudanças, que influenciam na aprendizagem e no desenvolvimento do trabalho escolar.

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  8. http://www.youtube.com/watch?v=sDfXfGq3SOQ

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  9. http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/-tXgXiMxnqJA/T_ZMPb4E-0I/AAAAAAAAAv8/Pe9NPQhQT7g/s1600/educacional_individuo.jpg&imgrefurl=http://gestaoescola.blogspot.com/2012_07_01_archive.html&h=315&w=379&sz=13&tbnid=Sn23HXa7UU7blM:&tbnh=93&tbnw=112&zoom=1&usg=__0Wt98_WUJTgF2GFumvc3kVWBE90=&docid=rcBaoC3DEL_LHM&sa=X&ei=vDB_UYnXF4r28wSVt4DQDQ&ved=0CE4Q9QEwBg&dur=2041

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  10. http://www.blogger.com/blog-this.g?n=Mega+Compra+-+Americanas.com&source=youtube&b=%3Ciframe+width%3D%22459%22+height%3D%22344%22+src%3D%22%2F%2Fwww.youtube.com%2Fembed%2FKVLGs9tmjQs%22+frameborder%3D%220%22+allowfullscreen%3E%3C%2Fiframe%3E&eurl=http%3A%2F%2Fi4.ytimg.com%2Fvi%2FKVLGs9tmjQs%2Fhqdefault.jpg

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  11. Bom dessa forma, podemos constatar que trabalho escolar não depende apenas de uma unica pessoa e sim de muitas, que verdadeiramente se disponibilizam a batalhar por uma educação de melhor qualidade para nossos alunos, mesmo que dentre esses poucos guerreiros (diretores, coordenadores, supervisores, professsores e familiares paricipantes da gestão escolar-democrática), ainda existam muitos que não dão a mínima para a realidade de nosso Município, um dia com a força de TODOS chegaremos lá.

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