A
função do Orientador Educacional não deve ser confundida com a
função do supervisor escolar ou com a função do psicólogo
escolar, nem com as funções dos demais profissionais de apoio à
educação. O papel profissional desempenhado, atualmente, pelo
Orientador Educacional respalda-se em uma perspectiva dialógica da
organização escolar, onde esse profissional irá intermediar
conflitos escolares, auxiliar o corpo docente em relação às
dificuldades de aprendizagem escolar, encaminhar casos específicos
de alunos às instâncias: jurídica, de assistência social,
piscológica e de saúde, quando necessário, tendo em vista o
desenvolvimento do educando e a construção da cidadania em uma
sociedade democrática.
O
Coordenador Pedagógico deve estar atento à transformação de
atitudes da comunidade escola, promovendo a análise e a vivência
nas relações escolares. Como agente de transformação da prática
pedagógica, o Coordenador Pedagógico precisa estar aberto a
transformar-se continuamente, a partir das considerações reflexivas
e do feedback dos demais atores da Unidade Escolar.
Âmbitos
de atuação do COORDENADOR/ SUPERVISOR/ORIENTADOR
- À Direção
- Aos Especialistas Afins
- À Comunidade Em Geral
- Ao Serviço De Orientação Psicopedagógica
- Aos Professores
- Aos Alunos
- Aos Familiares
- Aos Funcionários
Postado :Vania Freitas da Silva
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