quinta-feira, 2 de maio de 2013

Pesquisa de Opinião


Entrevista :

Entrevista aos profissionais da Área de Educação, do CIEP BRIZOLÃO 444 – ISRAEL JACOB AVERBACH -MUNICÍPIO – MAGÉ
Profissionais Entrevistados e Formação :
Diretora (Pedagogia)
Coordenador Pedagógico (Pedagogia )
Professor Articulador (Biologia)
Professor(Letras)
Agente de Leitura (Formação de Professores)

Entrevistados (Direção,Coordenador Pedagógico,Professor Articulador ,Professor e Agente de Leitura ):
Direção
  • Quais as contribuições da Equipe Pedagógica ?
O coordenador pedagógico e os professores articuladores trabalham em conjunto implantando o currículo minímo e coordenando os professores na elaboração do planejamento, projetos , atividades,GIDE e PPP,etc.
Colaboram com a direção,IGT, Secretaria e Inspeção Escolar.É também faz o papel do orientador educacional,pois , a escola não tem.
  • Quem é e o que faz o Coordenador Pedagógico?
É o elo entre o corpo docente e a direção escolar. Busca integrar os docentes no processo ensino-aprendizagem mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, valorizando cada professor em particular.
  • Essa função, na sua escola, é cumprida? 
 Sim, mediante o trabalho integrado entre a coordenação pedagógica ,direção e professores e demais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. 

Coordenador Pedagógico :
  • Indique as principais características da atuação da cordenação pedagógica na instituição em que está inserida. 
    Desenvolver um trabalho de apoio aos docentes, orientado-os sempre que necessário, também coordeno toda a pauta de reuniões da instituição escolar.
  • Como se dá a relação entre a equipe diretiva (diretor, vice-diretor e coordenador)?
    Trabalhamos em conjunto, organizamos as reuniões e trabalhamos o Projeto político pedagógico da escola, cada um na sua especificidade.
  • Acontecem reuniões entre a coordenação e a direção? Com que freqüência? O que é tratado?
Sempre estou em contato direto à direção da escola, seja em reuniões ou no dia-a-dia da escola. Tratamos sobre assuntos referentes à escola: como P.P.P, regimento interno, normas, planejamento e a situação dos alunos.
  •   Você considera importante o Coordenador Pedagógico acompanhar o trabalho dos professores?
Acho importante, não como inspeção punitiva, mas como uma parceria colaborativa. Afinal, tanto eu como o professor somos responsáveis pela formação dos sujeitos críticos da sociedade.

  •   Acontecem reuniões entre a coordenação e a direção? Com que freqüência? O que é tratado?
Sempre estou em contato direto à direção da escola, seja em reuniões ou no dia-a-dia da escola. Tratamos sobre assuntos referentes à escola: como P.P.P, regimento interno, normas, planejamento e a situação dos alunos.
Professor Articulador

  • Quais as contribuições do Coordenador Pedagógico ?
Orientar e auxiliar o professor na sua prática pedagógica.Atende alunos e responsáveis, elaborar projetos junto com a equipe diretiva e professoresetc.
  • Qual a contribuição deste profissional para o processo de ensino aprendizagem ?
Dão suporte em relação ao currículo,PPP e orientam e auxiliam na prática do professor,
  • Qual o público-alvo de atendimento deste profissional?
Os alunos ,professores,pais e a comunidade escolar.

Professor

  • Por que o Coordenador Pedagógico é um parceiro político-pedagógico do professor?
    Porque, ele trabalha diretamente com o professor, tendo uma relação de companheirismo diante de dificuldades apresentadas, buscando valorizar os pensamentos e ideias e ao mesmo tempo focando o trabalho voltado à educação de forma clara e objetiva.
  •  A Coordenação Pedagógica tem contato com o corpo docente? Quais?
Sim e bem freqüente, além de reuniões e conselhos, sempre há as conversas informais para verificar como está a turma em si, ou com alguns alunos especificamente. Procuramos também auxiliar com relação aos problemas que acontecem dentro da sala de aula .

  • Você considera importante a atuação do coordenador pedagógico dentro da escola ?
Sim,porque os professores necessitam de um de suporte técnico,os alunos de orientação especializada e a escola de profissionais que são um elo entre a família e a escola.Visando uma educação de qualidade

Na SEEDUC /RJ há profissionais de educação em toda educação básica.O ingresso era feito por indicação da direção,mas ,atualmente é feito por um concurso interno chamado de mobilidade interna para aproveitamento geralmente de professores fora da função.

ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES DE COORDENADOR PEDAGÓGICO E ORIENTADOR EDUCACIONAL SEEDUC/RJ

1.2.1. ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO
Articular a elaboração participativa do Projeto Pedagógico da Escola;
• Assessorar a Direção em todas as ações pedagógicas;
• Promover a articulação e a integração das ações pedagógicas desenvolvidas na unidade escolar, de acordo com a política educacional da SEEDUC/RJ e respeitada a legislação em vigor;
• Coordenar a consecução e a avaliação do Projeto Pedagógico da unidade escolar;
• Propor e executar ações junto ao corpo docente que possam garantir a implementação do Projeto Pedagógico da unidade escolar;
• Organizar e conduzir as reuniões do Conselho de Classe, em parceria com a Direção, propondo alternativas para a melhoria do processo educacional, numa perspectiva inovadora de instância avaliativa do desempenho dos alunos;
• Articular as reuniões pedagógicas, oferecendo subsídios para um trabalho pedagógico
mais dinâmico e significativo;
• Coordenar e acompanhar os horários das Atividades Pedagógicas dos professores, viabilizando a atualização pedagógica em serviço;
• Assessorar os professores no planejamento da recuperação da aprendizagem e da dependência, considerados os índices de avaliação interna e externa;
• Organizar estratégias que garantam o apoio suplementar àqueles alunos que necessitam de maior tempo para elaborar seu conhecimento;
• Promover a integração e a articulação entre os professores, buscando a consecução de um currículo interdisciplinar;
• Promover, junto ao corpo docente, atividades de formação continuada, tendo em vista o aperfeiçoamento do processo pedagógico;
• Coordenar a escolha de livros e outros suportes didáticos, garantindo a participação dos professores e alunos, quando couber;
• Atuar em conjunto com a Direção e a Equipe de Assessoramento Técnico-Pedagógico, cuidando das relações entre o corpo docente, o discente e o administrativo e a comunidade.
• Avaliar os resultados obtidos na operacionalização das ações pedagógicas, visando a sua reorientação;
• Estimular e articular a elaboração de projetos especiais junto à comunidade escolar, desde que orientados pelas diretrizes da SEEDUC;
• Elaborar, acompanhar e avaliar, em conjunto com a Direção da Unidade Escolar, os planos, programas e projetos voltados para o desenvolvimento da escola, considerando os aspectos pedagógicos;
• Conceber, estimular e implantar inovações pedagógicas, divulgando as experiências de sucesso, promovendo o intercâmbio entre Unidades Escolares, através da publicação em canais próprios no portal eletrônico da SEEDUC/RJ;
• Promover e incentivar a realização de palestras, encontros e similares, com grupos de alunos e professores sobre temas relevantes para a cidadania e qualidade de vida;
• Promover reuniões e encontros com pais e responsáveis, visando a integração escola/família para promoção do sucesso escolar dos alunos.
• Dinamizar o processo de utilização das ferramentas tecnológicas à disposição na escola;
• Elaborar um Plano de Gerenciamento do Laboratório de Informática Educativa da escola;
• Organizar os horários de utilização do laboratório;
• Auxiliar os professores na construção do planejamento das aulas a serem ministradas nos laboratórios;
• Selecionar sites e demais recursos pedagógicos necessários ao cumprimento do Currículo Mínimo da SEEDUC;
• Coordenar, junto aos alunos e professores, a confecção da página da escola na internet;
• Zelar pelo funcionamento dos computadores, antenas e demais equipamentos tecnológicos existentes nas escolas;
• Atuar como agente responsável pelo Hardware e Software;
• Cuidar da manutenção do sistema instalado;
• Manter-se em contínua interação com os NTE;
• Desenvolver e colocar em execução projetos e atividades envolvendo as mídias da escola (TV, Vídeo, Computador, etc.) junto aos professores e alunos da unidade escolar;
• Assessorar os alunos na execução das tarefas.

1.2.2. ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO DE ORIENTADOR EDUCACIONAL
Participar da articulação e organização de dados da comunidade escolar, para suporte do Projeto Pedagógico;
• Promover a orientação para o trabalho, contribuindo para a articulação entre o projeto pedagógico e as potencialidades do alunado;
• Promover o processo de integração escola-família-comunidade;
• Participar das reuniões do Conselho de Classe, propondo alternativas para a melhoria do processo educacional;
• Divulgar, junto ao corpo docente, as atividades de formação continuada, tendo em vista o aperfeiçoamento do processo pedagógico e suas articulações com o mundo do trabalho.
• Contribuir para o acesso e a permanência de todos os alunos na escola, intervindo com sua especificidade de mediador na realidade do aluno;
• Coordenar, junto com aos professores, o processo de sistematização e divulgação das informações sobre o aluno, para conhecimento dos professores, pais e, em conjunto, discutir encaminhamentos necessários;
• Participar junto à comunidade escolar na criação, organização e funcionamento das instâncias colegiadas, tais como Associações de Apoio/Conselhos Escolares, Grêmio Estudantil e outros, incentivando a participação e à democratização das decisões e das relações na Unidade Escolar;
• Contribuir para o desenvolvimento da auto-estima do aluno, visando a aprendizagem e a construção de sua identidade pessoal e social;
• Participar junto com a comunidade escolar no processo de elaboração, atualização do Regimento Escolar e utilização deste, como instrumento de suporte pedagógico;
• Coordenar o processo de escolha de representantes de turma (aluno) com vistas ao aperfeiçoamento do processo ensino aprendizagem;
• Coordenar a elaboração, execução, acompanhamento e avaliação de projetos, planos, programas e outros, objetivando o atendimento e acompanhamento do aluno, no que se refere ao processo ensino-aprendizagem, bem como, o encaminhamento dos alunos a outros profissionais, se necessário;
• Participar da análise qualitativa e quantitativa do rendimento escolar, junto aos Professores, Coordenadores e demais educadores, visando reduzir os índices de evasão e repetência, qualificando o processo ensino-aprendizagem;
• Visar o redimensionamento da ação pedagógica, coordenando junto aos demais especialistas e professores, o processo de identificação e análise das causas, acompanhando os alunos que apresentem dificuldades na aprendizagem;
• Coordenar o processo de orientação profissional do aluno, incorporando-o à ação pedagógica;
• Realizar e/ou promover pesquisas e estudos, emitindo pareceres e informações técnicas, na área de Orientação Educacional;
• Desenvolver o trabalho de Orientação Educacional, considerando a ética profissional.



Postado por Vania Freitas da Silva

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