Segundo
Orsolon (2003) algumas atitudes do coordenador são capazes de
desencadear mudanças no professor:
-
Promover um trabalho de coordenação em conexão com a gestão
escolar.Quando
os professores percebem essa integração, sentem-se sensibilizados
para a mudança, já que o planejamento do trabalho se dá de forma
menos compartimentalizado.
-
Realização de trabalho coletivo.A
mudança só acontece se todos se unirem em torno de um objetivo
único, pois será mais fácil compartilhar concepções e dúvidas,
buscando uma construção coletiva.
-
Mediar a competência docente.O
coordenador pedagógico deve considerar o saber, as experiências ,
os interesses e o modo de trabalhar dos professores, criando
condições para questionar essas práticas e disponibilizando
recursos para auxiliá-los.
-
Desvelar a sincronicidade do professor e torná-la consciente.O
coordenador tem que propiciar condições para que o professor
análise criticamente os componentes políticos, humano-interacionais
e técnicos de sua atuação, para que perceba a necessidade ou não
de uma mudança em sua prática.
-
Investir na formação continuada do professor na própria escola.A
formação continuada possibilita, no interior da escola, que o
professor faça de sua prática objeto de reflexão e pesquisa,
transformando-a sob a direção do projeto de transformação da
escola.
-
Incentivar práticas curriculares inovadoras.É
importante que o coordenador proponha aos professores uma prática
inovadora e acompanhe-os na construção e vivência de uma nova
forma de ensinar e aprender. No entanto, é preciso que essas
práticas sejam compatíveis com as convicções, anseios e modo de
agir do professor, pois é preciso que ele acredite na importância
dessa inovação para que seu trabalho, de fato, se modifique.
-
Estabelecer parceria com o aluno.
O aluno deve ser incluído no processo de planejamento do trabalho
docente. Criando oportunidades para que os estudantes participem com
opiniões, sugestões e avaliações do processo de planejamento do
trabalho docente, o coordenador possibilita que a aprendizagem seja
mais significativa para alunos e professor, pois os alunos ajudarão
o professor a redirecionar a sua prática.
-Criar
oportunidades para o professor integrar sua pessoa à escola.É
necessário que sejam criadas situações para que o docente
compartilhe suas experiências, se posicionando de forma integral
enquanto pessoa, cidadão e profissional, aprendendo com as relações
no interior da escola.
-
Procurar atender às necessidades reveladas pelo desejo do professor.
O coordenador precisa estar sintonizado com os contextos sociais,
educacionais e o da escola onde o professor atua para que capte essas
necessidades e possa atendê-las.
-
Estabelecer parceria de trabalho com o professor. Esse
trabalho possibilita tomada de decisões passíveis de serem
realizadas pois, se sentindo apoiado, o professor se compromete mais
com o seu trabalho, com o aluno e consigo mesmo.
-
Propiciar situações desafiadoras para o professor.As
expectativas dos alunos em relação ao curso, uma nova proposta de
trabalho ou as ações do coordenador podem provocar uma
desinstalação do professor, que irá despertá-lo para um processo
de mudança.
É
notório que essas ações acima relacionadas trazem alguns elementos
comuns: o trabalho coletivo, a formação continuada do docente e uma
constante provocação do coordenador, no sentido de desencadear
mudança em consonância com o coletivo escolar.
Postado: Vania Freitas da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário